O Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH) aumentou a sua oferta letiva para 2018-2019, proporcionando novas oportunidades de formação para estudantes de 1º e 2º ciclos.

Assim, os alunos do 1º ciclo da NOVA FCSH poderão beneficiar no 2º semestre da abertura de mais duas Unidades Curriculares em História Medieval, ambas com uma forte componente prática, de trabalho intenso com a documentação e de investigação, nomeadamente as UC Espaços e Poderes na Idade Média e História Cultural e das Mentalidades Medieval (pode consultar todas as UCs oferecidas pelo IEM, aqui).

Para além deste aumento, e ainda no 2º semestre, os estudantes de licenciatura poderão integrar o “Atelier de Iniciação à Investigação em Estudos Medievais II”. Com esta Opção Livre e até ao limite máximo de vagas para 8 alunos inscritos, terão a oportunidade de trabalhar activamente connosco e, assim, iniciar-se no quotidiano da investigação, colaborando em projetos de investigação em História, em Arqueologia Rural e Urbana Medieval, em História da Arte e da Iluminura, e em edição digital de textos medievais [em baixo encontra a lista de projectos].

Também no 2º semestre, e este ano pela 4ª vez, os alunos do 2º ciclo vão poder contar com a oferta da Opção Livre “Atelier de Investigação em Estudos Medievais”. Os alunos selecionados, até ao limite máximo de vagas para 6 inscritos, poderão trabalhar ativamente, como investigadores, em projetos de História, História de Arte e Arqueologia sediados no IEM [consulte os projectos disponíveis em baixo]. Para isso os estudantes de mestrado interessados devem contactar previamente o IEM, para o email iem.geral@fcsh.unl.pt, manifestando o seu interesse em inscrever-se nesta opção.

A data de pré-inscrição nas UC de Opção Livre termina no dia 5 de fevereiro de 2019, sugerimos, por isso, o contacto atempado para conseguir garantir a vaga.

Projectos sediados no IEM em que os estudantes de 1º e 2º ciclo vão poder participar:

• APVETERES
  • IGAEDIS
  • EICAM
  • Mesteres
  • CISTERHOR
  • #Medieval Portugal (em colaboração com a Universidade de Princeton)