O Instituto de Estudos Medievais (IEM) tem o prazer de anunciar a criação da Oficina
de investigação IUS ILLUMINATUM.

IUS ILLUMINATUM é uma equipa científica internacional composta por historiadores da arte medieval pertencentes a diferentes instituições acadêmicas europeias, todos especializados em manuscritos jurídicos iluminados. A formação desta equipa de investigação está vinculada ao atual projeto de investigação “ManJurEurIt. Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes ”de Maria Alessandra Bilotta, investigadora doutorada contratada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e membro integrado do Instituto de Estudos Medievais (IEM) da mesma Universidade, sendo a coordenadora e a investigadora principal da equipa.

O projeto “ManJurEurIt. Manuscritos Jurídicos Europeus Itinerantes” pretende investigar a circulação dos manuscritos jurídicos em Portugal e as suas ligações com as mobilidades artísticas e sociais na Europa Mediterrânica. A equipa de investigação pretende realizar um estudo comparativo das correntes artísticas, culturais e sociais reveladas pela produção e a circulação dos manuscritos jurídicos iluminados na Europa medieval. Cada um dos membros da equipa se propõe de investigar esses fenômenos através do estudo de tipologias específicas de manuscritos jurídicos, dentro de uma região definida da Europa. A equipa considerará também os aspectos materiais do livro jurídico medieval, com a colaboração de
codicólogos e arqueólogos, analisando os livros como artefactos arqueológicos.

Finalmente, um outro objetivo do trabalho da equipa é o de ajudar a promover e ampliar a discussão destas problemáticas, organizando reuniões científicas e estabelecendo contatos e colaborações interdisciplinares com outros grupos de investigação e instituições científicas.

IUS ILLUMINATUM tem a sua sede no Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, não obstante os membros mantêm as suas próprias afiliações académicas.

Investigadora responsável: Maria Alessandra Bilotta
Membros honorários da equipa de investigação: Susan l’Engle, Robert Gibbs,
Gaspar Coll
Membros da Equipa de investigação: Maria Alessandra Bilotta (IR), Arkadiusz