A nova coleção a publicar em 25 volumes sobre a História de Portugal, dirigida pelo historiador Rui Tavares, tem a particularidade de ser publicada de ordem inversa, da frente para trás, contando a História no tempo e, também, proporcionando ao leitor uma nova leitura pelo modo de fazer a história, para que compreenda a escassez de fontes quanto maior for o recuo cronológico.

Para além de contar a História nesta “retrospectiva única”, segundo o Director da coleção, “cada livro concentra-se num ano de viragem da história de Portugal ou um ano significativo, um ano que nos permite ter um novo olhar sobre a época”. Assim, em Portugal, uma retrospectiva, a História de Portugal culmina na Idade Média para depois recuar até ao século V.

Maria de Lurdes Rosa, docente e membro integrado no Instituto de Estudos Medievais (IEM) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora principal do projecto ERC VINCULUM, foi convidada pelo diretor da obra para o volume dedicado a 1385, tendo ainda auxiliado na preparação de dois outros volumes da época medieval, 1179 e 1290, efectivados de seguida com a colaboração direta de Miguel Gomes Martins e de Mário Farelo.

A concretização dos volumes agregou outros membros do IEM:  Giulia Rossi Vairo, Iria Gonçalves, Joana Ramôa Melo, e Tiago Faria, bem como investigadores portugueses e brasileiros de diversas instituições, nomeadamente: António Castro Henriques, Judite Freitas, Filomena Coelho, Leandro Rust, Manuel Pedro Ferreira, Maria do Rosário Morujão e Saul António Gomes. O desafio inicialmente lançado por Rui Tavares ao jornal PÚBLICO e à editora Tinta da China, com o apoio da Fundação Francisco Manuel dos Santos, tornou possível este projeto original para publicar em 25 livros inéditos e exclusivos, a cargo de uma geração de historiadores com uma visão metodológica e científica atual.