É com grande tristeza que o IEM comunica o falecimento do Professor Denis Menjot, que integrou a Comissão de Avaliação Externa do Instituto  e era membro do Comité Científico das Jornadas Internacionais de Idade Média de Castelo de Vide.

Reputado especialista no estudo das cidades ibéricas medievais nas suas vertentes socio-económica, fiscal e política, era professor emérito da Universidade Lumière-Lyon 2, tendo sido presidente da Société Française d’Histoire Urbaine e da l’European Association for Urban History, instituições das quais foi membro fundador. A sua vasta obra publicada compreende numerosos livros e artigos de referência para todos os que estudam a cidade medieval, pois tinha a capacidade de partilhar um olhar integrador que não se confinava ao seu espaço de estudo preferencial – as cidades ibéricas – pois sempre as inseria num todo europeu mais vasto e problematizante.

O IEM teve o privilégio de contar com o Professor Denis Menjot em muitas das suas actividades e de beneficiar do saber de um académico exigente que, sem paternalismos e condescendências, promovia a investigação colaborativa e sabia unir, com extrema delicadeza e muito entusiasmo, investigadores de diferentes gerações. Especialmente interessado na formação de jovens investigadores participou por diversas vezes na Escola de Outono para mestrandos e Doutorandos de Castelo de Vide. Na CAE do IEM o professor Denis Menjot era um elemento determinante pois dele partiam as críticas mais pertinentes e sugestões de trabalho determinantes para o IEM.