Com organização do IEM, em colaboração com o Mosteiro da Batalha; Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem (CFRCA) – Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS) e CEPAE, a 1ª sessão do Curso livre “O Homem Medieval” decorrerá no dia 19 de outubro, no Mosteiro da Batalha.
O Homem medieval tem capturado o imaginário de académicos e do público menos especializado desde há várias décadas. Recentemente, o interesse do grande público pela sua vida, o seu trabalho e o seu quotidiano foi renovado, devido ao crescimento do número e da difusão de feiras e romances históricos, séries televisivas ou filmes que retratam a sociedade medieval ou, cada vez mais, mundos imaginados com características ditas medievais. Embora legítimas no domínio da ficção, estas narrativas apresentam ao grande público uma abordagem normalmente simplista e anacrónica do homem medieval e da sociedade em que vivia que contribuem para manter vivo no imaginário do grande público ideias, mitos e conceções erradas. Tal levou a que o Instituto de Estudos Medievais tomasse como mote o título de uma bem conhecida obra do medievista francês Jacques Le Goff para recuperar o homem medieval português e a sociedade onde vivia através de uma abordagem de conjunto e de 14 perfis desenvolvidos por especialistas com a luminosidade que as mais recentes investigações, os olhares interdisciplinares e a disponibilidade das fontes históricas permitem. Sem perder de vista que se trata de uma abordagem seletiva e não exaustiva – outros perfis podiam ter sido escolhidos e as mulheres valem por si só um outro curso que se pretende realizar proximamente – pretende-se refletir sobre a complexidade da sociedade medieval, uma sociedade hierarquizada, profundamente marcada pela crença, que desenvolvia os seus quotidianos de acordo com parâmetros que não podem ser abordados de forma simplista, mas antes entendidos de uma forma sistémica.
Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM – NOVA-FCSH); Mosteiro da Batalha / DGPC; Centro de Formação da Rede de Cooperação e Aprendizagem (CFRCA) – Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS).
Apoio: Centro de Estudo do Património da Estremadura (CEPAE) / Município de Óbidos.
Comissão organizadora: Amélia Aguiar Andrade, António Rodrigues, Gonçalo Melo da Silva, João Luís Inglês Fontes, Joaquim Ruivo.