“Monjas e livros em Lorvão” é o tema do destaque do último número da revista História do JN (abril de 2024, n.º 49), que corresponde a um dossiê de 16 páginas, coordenado por Catarina Fernandes Barreira e Luís Rêpas, em que se dá a conhecer o trabalho que se tem vindo a desenvolver no âmbito do Projeto “Livros, rituais e espaço num mosteiro cisterciense feminino. Viver, ler e rezar em Lorvão nos séculos XIII a XVI”.

Este projeto, liderado por Catarina Fernandes Barreira, encontra-se sediado no Instituto de Estudos Medievais e constitui uma investigação interdisciplinar em parceria com o CESEM – FCSH UNL, o Laboratório LAQV REQUIMTE, também da Universidade Nova de Lisboa, e o Laboratório HERCULES, da Universidade de Évora.

O referido dossiê resulta da colaboração entre a JN História e o Instituto de Estudos Medievais e conta com textos de Alberto Medina de Seiça, Catarina Fernandes Barreira, Catarina Tibúrcio, Catarina Miguel, Conceição Casanova e Zuelma Chaves.