A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de novembro o vínculo de Maria Afonso, instituído na igreja de Santa Cruz do Castelo, Lisboa, em 1362. A igreja de Santa Cruz, edificada na alcáçova da urbe lisboeta, fora eleita por parentes próximos de Maria Afonso como espaço de perpetuação da memória familiar e de sufrágio das suas almas. A instituidora pertencia a uma família olisiponense cujos membros, ao longo do século XIV, buscaram ascender socialmente através da sua integração no oficialato régio e no alto clero do reino. O pai, Afonso Esteves, foi membro do Desembargo de Afonso IV, tendo igualmente ocupado cargos como o de sobrejuiz e de ouvidor e integrado o Conselho régio a partir de 1338. O rico desembargador procurou reforçar a sua teia de solidariedades no Desembargo e no Conselho régios casando esta sua filha com mestre Gonçalo das Leis e outra filha, Constança Afonso, com João Peres, mais conhecido como mestre João das Leis. A capela veio a ser administrada pelos representantes dos Nogueiras, depois pelos Britos Nogueira. A partir do século XVI, foi mais um dos vínculos acumulados pelos viscondes de Vila Nova de Cerveira que o detiveram até ao século XIX. A manutenção do vínculo de Maria Afonso com os respetivos encargos nas mãos dos viscondes, elevados a marquês de Ponte de Lima na última década do século XVIII, ditou a conservação de documentos relativos ao vínculo no cartório que possuíram no Palácio da Rosa, em Lisboa. Apesar de esta documentação ter desaparecido na década de 1970, aquando da venda do edifício à Câmara Municipal de Lisboa, uma parte foi recuperada anos mais tarde, em leilão, por um descendente. Este acervo privado esteve temporariamente depositado no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, aqui.

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.