O júri do Prémio A. de Almeida Fernandes – História Medieval Portuguesa na sua edição de 2016, destinada a obras publicadas, decidiu atribuir o 1º prémio ao livro Da representação documental à materialidade do espaço. Território da diocese de Braga (sécs. IX-XI) (Porto, Edições Afrontamento/CITCEM, 2014), da autoria de André Marques, investigador do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e bolseiro de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A este seu trabalho tinha já sido atribuído o prémio de melhor tese de 2013, conferido pelo CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória».

A cerimónia de entrega decorrerá no dia 26 de novembro, às 17:00, e terá lugar no auditório da Câmara Municipal de Ponte de Lima. O prémio é patrocinado pelas câmaras municipais de Ponte de Lima e de Viseu.