O Webinar “Heraldry in Traveling European Legal Manuscripts” faz parte do projeto de investigação “ManJusEurIt – European Traveling Legal Manuscripts” coordenado por Maria Alessandra Bilotta, responsável pelas actividades de IUS ILLUMINATUM (https: //iusilluminata.fcsh.unl.pt).

O Webinar é organizado pelo Institute of Medieval Studies (IEM-FCSH/NOVA), juntamento com os invetsigadores do IUS ILLUMINATUM e em parceria com Instituto Português de Heráldica. Esta iniciativa, coordenada pelos investigadores Maria Alessandra Bilotta e Miguel Metelo de Seixas, visa mostrar a utilidade da análise científica da presença de emblemas heráldicos em manuscritos e documentos legais iluminados, centrando-se nos manuscritos e documentos que circularam na Europa durante a Idade Média (séculos XIII-XVI).

Este evento visa também facilitar sinergias entre diferentes áreas do conhecimento e divulgar os resultados da investigação a um público mais vasto, mantendo sempre o rigor científico, a fim de promover o conhecimento do património heráldico em manuscritos e em documentos jurídicos medievais, chamando a atenção para a importância de conservar esse património.

Programa “Diagrams, poems, puns: the Mortimer persuasion program (14th c.)” Miguel Cruz Fernandes (University of Chicago)

Coordenação Cientifíca: Maria Alessandra Bilotta (IEM-FCSH/NOVA) Miguel Metelo Seixas (IEM-FCSH/NOVA)

Organização: IEM – Instituto de Estudos Medievais FCSH/NOVA Oficina de investigação IUS ILLUMINATUM Instituto Português de Heráldica (IPH)

Contactos: Iem.geral@fcsh.unl.pt maria.bilotta@fcsh.unl.pt miguelmeteloseixas@fcsh.unl.pt

Online sessions via Zoom platform.