A terceira sessão do Ciclo de Conferências: Manuscritos de Alcobaça decorrerá no dia 26 de Maio, e conta com as conferências de Ana Lemos e de Luís Correia de Sousa:

1ª Conferência
“Os livros de horas em Alcobaça”, por Ana Lemos (Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

O que nos diz um livro de horas sobre a sua pertença a Alcobaça? Para além do calendário, que outros indícios nos fornece o estudo dos textos? Haverá alguma oração específica que os ligue à ordem cisterciense? É este trabalho de detective que aqui vos propomos levar a cabo, de forma a identificarmos as particularidades dos livros de horas de Alcobaça.

2ª Conferência
“A Bíblia de D. Mafalda da livraria de Alcobaça”, por Luís Correia de Sousa (Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)

Pelo testamento de D. Mafalda Sanches (c.1195/96-1256), filha de D. Sancho I e D. Dulce de Barcelona, sabemos que os monges de Alcobaça lhe emprestaram uma pequena Bíblia iluminada, objecto de grande valor artístico que justificava a sua guarda em hum caixão que chamão das três chaves. Trata-se, segundo os estudos mais recentes, da Bíblia portátil mais antiga que temos nas nossas colecções, objecto de particular interesse que importa dar a conhecer.