A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais (IEM), o Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM), o Instituto Cultural de Ponta Delgada (ICPDL), e a Delegação Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD), promove no dia 11 de maio, das 9h30 às 17h30, o Colóquio “Arquivos de Família: desafios atuais” e no dia 12 de maio, das 9h30 às 17h00, realiza a Formação “Arquivos de Família: hipóteses de trabalho”. Estas iniciativas pretendem trazer à luz do dia a temática dos Arquivos de Família, bem como alertar detentores, particulares, e instituições públicas com responsabilidades culturais, para a importância dos mesmos e da necessidade da sua preservação, num trabalho que se quer feito em proximidade entre particulares e entidades públicas.

O Colóquio “Arquivos de Família: desafios atuais” trará a São Miguel alguns dos profissionais nacionais que mais têm trabalhado a área dos Arquivos de Família, nomeadamente Maria de Lurdes Rosa, Filipa Lopes e Rita Sampaio da Nóvoa, do Instituto de Estudos Medievais, bem como a contribuição internacional de Andrew Flinn, do University College London, e de Judit Gutierrez de Armas, da Universidad de La Laguna. O Colóquio pretende apresentar ao público regional projetos em curso relativos a Arquivos de Família, abordar resultados e metodologias, bem como contribuir para a problematização desta área específica.

A Formação “Arquivos de Família: hipóteses de trabalho” é destinada a técnicos superiores de arquivo e a detentores/gestores de Arquivos de Família, e pretende abordar, igualmente, mas de uma forma mais técnica, metodologias e hipóteses de trabalho, na procura da partilha de experiências e projetos entre profissionais e detentores de arquivos.

As inscrições para o Colóquio e para a Formação (esta limitada a 15 participantes) podem ser efetuadas até ao dia 5 de maio, através do e-mail: socioeducativo.bparpd@azores.gov.pt

Organização: Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada; Instituto de Estudos Medievais (IEM); Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM); Instituto Cultural de Ponta Delgada (ICPDL); Delegação Açores da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (APBAD)