Entre os dias 31 de Maio e 1 de Junho de 2017, o Instituto de Estudos Medievais organiza o Congresso Internacional URBISMADĪNA, subordinado ao tema “A imagem da cidade medieval na Península Ibérica (Séculos XII -XIV)”.

Esta iniciativa, que terá lugar em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, durante os dias 31 de Maio a 1 de Junho, decorre dos Workshops Internacionais URBISMADĪNA, desenvolvidos com o propósito de criar um campo para a apreensão da dupla realidade urbana da Península Ibérica, na Idade Média: a Urbis cristã e a Madīna islâmica e a suas transferências.

Tal como nesses encontros anteriores, o Congresso Internacional URBISMADĪNA constitui-se como um espaço propício para o desenvolvimento de abordagens interdisciplinares, que passam por várias metodologias de estudo e de análise. A partir de perspectivas de investigação nas áreas de História, Arqueologia, Literatura, História da Arte, Arquitectura, Geografia, Filologia e Filosofia, serão desenvolvidos quatro eixos temáticos: “A imagem histórica e narrativa da cidade medieval”; “A recuperação da paisagem urbana medieval”; “A cidade desenhada. Representações urbanas e arquitectónicas” e “A cidade como metáfora: simbologia e idealização”.

Este encontro contará a presença de quatro reputados investigadores internacionais: Pascal Buresi (CNRS-CIHAM-UMR 5648, EHESS, ERC); Beatriz Arizaga Bolumburu (Universidade de Cantabria); Juan Carlos Ruiz Souza (Universidad Complutense de Madrid) e do artista Iraque Hanoos Hanoos.

Organização: Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-FCSH/NOVA)
Organizadora: Dolores Villalba Sola

Inscrições:

• As inscrições devem ser feitas através do preenchimento e envio da ficha de inscrição, para o email: iem.geral@fcsh.unl.pt ou urbismadina@fcsh.unl.pt
  • O pagamento de inscrições pode ser feita através de transferência bancária ou presencialmente, no Instituto de Estudos Medievais, até ao dia 30 de Maio. No comprovativo de transferência deve constar obrigatoriamente, nas notas, os seguintes elementos: “CC610244-IEM Colóquios-URBISMADINA-[nome do participante]”.

Propina de inscrição:

Alunos/alumni FCSH: 10€