A quarta sessão do Ciclo de Conferências: Manuscritos de Alcobaça decorrerá no dia 23 de Junho, e conta com a conferência de Catarina Fernandes Barreira e de Luís Miguel Rêpas.

“Reconstituição de uma procissão pelos defuntos no Mosteiro de Alcobaça, a partir de um manuscrito descoberto em Salzedas”, por Catarina Fernandes Barreira (Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e Luís Miguel Rêpas (Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra)

A apresentação centra-se num manuscrito iluminado, quase inédito, um Ritual de ungir e enterrar dos finais do século XV ou inícios da centúria seguinte, produzido para a abadia de Sta. Maria de Alcobaça, mas que acabou por integrar a livraria da abadia de Sta. Maria de Salzedas. O conteúdo do manuscrito é bastante interessante do ponto de vista litúrgico, nomeadamente quando contextualizado com códices anteriores e coevos produzidos no scriptorium e permite reconstituir, nos espaços do Mosteiro de Alcobaça, uma procissão no aniversário pelos defuntos.