O IEM – Instituto de Estudos Medievais e o IHC – Instituto de História Contemporânea, ambas unidades de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, juntam-se na organização do seminário “«Ethical turn», História «engajada», arquivos da(e) comunidade(s): estudo da História e intervenção social”.

Este encontro insere-se nas correntes da “História engajada” e do “Ethical turn” em História medieval (e não só), bem como no paradigma dos “arquivos da comunidade”, perspectivas que defendem a importância da ligação entre a investigação/ preservação do património e o activismo de cidadania. Através de vários casos e escalas, investigadores de Portugal, Brasil e EUA virão dar a conhecer diferentes formas objectivas de intervenção sócio-política, desde os arquivos de emigrantes à luta dos camponeses do Movimento Sem Terra, passando por iniciativas de ligação dos alunos à comunidade, tanto a mais próxima quanto a internacional. Destacamos a presença de um aluno da licenciatura em História, que virá falar do seu trabalho de voluntariado de férias num antigo campo de concentração nazi.

Organização: IEM-NOVA FCSH; IHC-NOVA FCSH
Organizadores: Maria de Lurdes Rosa, colab. Inês Castaño, Luísa Seixas e José Viegas Neves