O Instituto de Estudos Medievais (IEM) e o Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), juntamente com o Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e em parceria com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e a Câmara Municipal de Odivelas organizam o Congresso Internacional “Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização”, que decorrerá de 2 a 4 de Novembro de 2017, no MNAA, em Lisboa.

Entendendo a escultura tumular como fonte privilegiada para o perscrutar da Idade Média e reconhecendo-lhe a sua complexidade de fenómeno simultaneamente artístico, estético, espiritual, histórico, antropológico, sociológico e cultural, pretende-se promover um debate verdadeiramente multidisciplinar em torno destas peças e dos processos que lhe deram origem. De igual modo, este congresso visa ampliar a abordagem destas esculturas, olhando-as também numa perspectiva patrimonial e museológica, através de uma atenção à materialidade das mesmas (a original e a que lhes foi frequentemente sobreposta), aos processos de restauro de que foram ou estão a ser objecto, às movimentações a que foram sujeitas e aos projectos de musealização que integraram ou poderão integrar.

As inscrições estão abertas, por favor tenha em consideração os prazos previstos. Consulte o programa e todas as informações em: http://almasdepedra.weebly.com/

Este encontro internacional conta com o patrocínio da Fundação Millennium BCP e o apoio do El Corte Ingles e Krups.

Data: 2 a 4 de Novembro, 2017
Local: Museu Nacional de Arte Antiga
Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM-FCSH/NOVA), Instituto de História da Arte (IHA-FCSH/NOVA), Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA/FBAUL)
Parceria: Museu Nacional de Arte Antiga, Câmara Municipal de Odivelas, Fundação para a Ciência e a Tecnologia