Orador: Ragnhild M. Bø

O Livro de Horas LA237 foi iluminado pelo chamado Mestre de Bedford para a Princesa Joana de França, por volta de 1415. O Livro contém 32 miniaturas de página inteira, cada uma delas rodeada por pequenos registos com episódios alusivos ao tema central, com exceção de duas. Estas duas são inspiradas nas imagens da compilação de Gautier de Coincy dos milagres marianos e é possível que aludam a dois incidentes históricos relacionados com os pais de Joana, Carlos VI e Isabel de Baviera. O Livroconstitui-se, assim, como um manuscrito onde a política e a piedade convergem.

Esta sessão decorre no âmbito do ciclo seminários «Tesouros em Pergaminho – A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian», resultado de uma parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete