As comemorações dos 800 anos sobre a confirmação do primeiro foral da Lourinhã feita pelo rei D. Afonso II são o pretexto para a revisitação deste território, olhado tanto na sua dimensão física, bem distinta, em tempos medievais, da actual, como nas formas de organização e enquadramento das suas populações e dos poderes que nela se cruzaram e estabeleceram, do concelho ao rei, dos senhores leigos à Igreja. O terminus será imposto pelo foral novo dado à vila por D. Manuel I em 1512, também ele analisado e inserido no seu contexto próprio, já no dealbar da Modernidade.

No âmbito destas comemorações, no dia 30 de Junho, terá lugar no auditório do Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira o 3.º Encontro de Património e Cultura “Lourinhã entre Forais: Espaços, Gentes e Poderes”, entre as 9h30 e as 17h30.

Trata-se de uma organização conjunta entre o Município da Lourinhã, Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, Instituto Alexandre Herculano da Universidade de Lisboa, Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa e Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

A iniciativa é de participação gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória, até ao dia 27 de Junho, através do email cultura@cm-lourinha.pt ou do tel. 261410186.

9h30 – Abertura do Secretariado | Receção aos Participantes

10h00 – Sessão de Abertura
O Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte Anastácio de Carvalho
A Presidente do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, Teresa Farto Faria de Sousa
O Presidente do Instituto Alexandre Herculano da Universidade de Lisboa, Pedro Gomes Barbosa

10h30 – A Geografia da Lourinhã medieval
Pedro Gomes Barbosa, Centro de Estudos Geográficos e Diretor do Instituto de Estudos Regionais e do Municipalismo “Alexandre Herculano” da Universidade de Lisboa.
Moderação: Teresa Faria de Sousa, Presidente da direção do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã; Investigadora no Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

11h00 – Pausa para Café

11h30 – O foral da Lourinhã
Manuela Santos Silva, Investigadora do Centro de História da Universidade de Lisboa; Colaboradora do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova.

12h00 – A autonomia do Concelho da Lourinhã na baixa Idade Média
Adelaide Millán Costa, Investigadora do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova; Professora na Universidade Aberta.
Moderação: Maria Filomena Andrade, Professora na Universidade Aberta; Diretora-Adjunta e Investigadora do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

12h30 – Debate

14h30 – O enquadramento eclesiástico: a Colegiada de Santa Maria da Lourinhã
Mário Farelo, Investigador do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova; Colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa; Colaborador do Centro de História da Universidade de Lisboa.

15h00 – O foral manuelino da Lourinhã
Saul António Gomes, Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Investigador do Centro de História da Sociedade e da Cultura, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra; Colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa, Universidade Católica Portuguesa.

15h30 – Debate e Síntese dos Trabalhos
Moderação: João Luís Inglês Fontes, Subdiretor do Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova; Investigador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa.

16h00 – Sessão de Encerramento
Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, João Luís Inglês Fontes
Vice-presidente do Centro de Estudos Históricos da Lourinhã, Cândida Pereira
Vereador da Câmara Municipal da Lourinhã, José António da Costa Tomé