O presente Colóquio vida completar o itinerário iniciado em 2017 em torno da figura do arcebispo D. Lourenço Vicente, completando o estudo do itinerário deste prelado bracarense e conselheiro régio com diversas incursões em torno dos modos como dele se constituíram distintas memórias e representações, entre a heráldica e a memória régia do passado do reino, os seus biógrafos eclesiásticos e as recomposições e apropriações mais locais, de cariz popular.

Participação gratuita mas sujeita a inscrição.

Organização: Centro de Estudos Históricos da Lourinhã; Instituto Alexandre Herculano (FL-UL); Centro de Estudos de História Religiosa (CEHR-UCP); Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH); Instituto de Estudos de Literatura e Tradição
Coordenação: Cândida Pereira, João Luís Inglês Fontes, Maria Filomena Andrade, Natália Albino Pires, Pedro Gomes Barbosa e Teresa Faria de Sousa