Orador: Rosário Paixão e Luís Correia de Sousa

Nos séculos XII e XIII, com a poesia trovadoresca e o modelo cortês de origem provençal, desenvolve-se em França um imaginário de contornos sentimentais e intimistas, em torno da temática do Amor, que terá continuidade em outros contextos europeus, concretamente em Itália. A obra poética de Petrarca (1304-1374), rececionando de forma inovadora um imaginário clássico e medieval marcado pelo lirismo sentimental, viria a ter grande influência em gerações posteriores. É disso testemunho o Canzoniere e Triumphi, manuscrito LA129 conservado no Museu Calouste Gulbenkian, um livro iluminado produzido em Florença no século XVI. Neste seminário pretendemos destacar a relevância literária desta obra, bem como as iluminuras que neste códice a acompanham, como testemunhos de uma época em que texto e imagem estavam ligados a temáticas e também imagens alegóricas interpretativas de uma visão do mundo que aqui observaremos.

Esta sessão decorre no âmbito do ciclo seminários «Tesouros em Pergaminho – A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian», resultado de uma parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais (IEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).


Organização: Museu Calouste Gulbenkian; IEM-NOVA FCSH

 

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete