Orador: João Carvalho Dias

A coleção de livros iluminados europeus reunida por Calouste S. Gulbenkian é constituída por vinte e quatro livros manuscritos, um incunábulo e onze fólios soltos, produzidos entre o século XII e o século XVI nos principais centros europeus, com particular destaque para a França. Trata-se de um conjunto diversificado, que integra textos bíblicos, litúrgicos e devocionais, em que se destacam os livros de horas, mas também livros literários e jurídicos provenientes de grandes coleções, adquiridos entre 1919 e 1937, sobretudo em Londres e em Paris, confirmando o gosto do colecionador por «manuscritos do maior valor artístico».

Esta apresentação decorre no âmbito do ciclo seminários «Tesouros em Pergaminho – A coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian», resultado de uma parceria entre o Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH).

Organização: Museu Calouste Gulbenkian; IEM-NOVA FCSH

Entrada gratuita mediante levantamento de bilhete