A Universidade de Paris surgiu em 1208-1209. Após vinte anos de desenvolvimento institucional, um violento conflito de “town and gown” opôs os estudantes aos burgueses da cidade em Março de 1229. Numerosos escolares foram feridos. Incapazes de obter justiça, os mestres e alunos da Universidade de Paris deixaram a capital capetiana durante dois anos, entre 1229 e 1231. Os dados prosopográficos permitem saber que estes dispersaram-se pelo Vale do Loire, Picardia, Champanha, Inglaterra, Itália e Península Ibérica. Nesses lugares, muitos continuaram a ensinar ou a estudar, pela que essa circulação promoveu o desenvolvimento de centros escolares como Orleães ou Palência. As universidades recentes de Oxford ou Toulouse assistiram a um rápido aumento dos seus efetivos com a chegada destes clérigos parisienses. Manuscritos e modelos institucionais viajaram com os mestres e estudantes pela Europa, pelo que é possível afirmar que a grande greve da Universidade de Paris teve importantes repercussões no surgimento das universidades europeias no século XIII.

Nota biográfica
Nathalie Gorochov é professora de História Medieval na Universidade Paris-Est Créteil e membro do Centre de Recherche en Histoire Européenne Comparée. A sua investigação centra-se na história cultural, social e religiosa da Idade Média (séculos XII-XV). Está particularmente interessada na história das universidades, faculdades e populações estudantis. Publicou obras notáveis como Le collège de Navarre de son fondation (1305 au début du XVe siècle. Histoire de l’institution, de sa vie intellectuelle et de son recrutement, Paris, Editions Champion, 1997, e Naissance de l’université. Les écoles de Paris d’Innocent III à Thomas d’Aquin (v. 1200 – v. 1245), Paris, Editions Champion, 2012. Actualmente encontra-se a preparar a obra Histoire culturelle de l’Occident médiéval, a ser publicada pela Hachette no final de 2018, bem como a publicação, na Presses Universitaires de Rennes, dos trabalhos apresentados na conferência internacional organizada na Universidade Paris-Est Créteil, em 2014, intitulada L’université et la ville du Moyen Age à nos jours.

Entrada livre.