Seminário de Estudos Medievais – “La gestión de los recursos públicos en la Andalucía atlántica a finales del siglo xv. Puentes, caminos e infraestructuras portuarias” – Enrique Pilares
7ª Sessão
29.05.2018 | 16:00
Edifício ID, Sala 1.05 (1º Piso), NOVA FCSH, Lisboa
No final da Idade Média as infraestruturas que permitam contactar os núcleos de povoamento eram, na sua maior parte, muito precárias. Tomando como referência o caso da Andaluzia Ocidental, a maioria dos troços das vias de circulação eram praticamente intransitáveis com carretas. A situação não era muito melhor no caso das instalações portuárias, limitadas em muitos casos a estruturas de madeira ou espaços naturais propensos para a carga e descarga, como as praias. Esta realidade convertia-se num grande inconveniente para uma grande parte dos núcleos populacionais que ao largo do século XV foram prosperando economicamente graças ás atividades mercantis. A documentação conservada para algumas cidades atlânticas andaluzas, especialmente para Jerez de la Frontera, a segunda mais importante da região nestas datas, permitiu-nos analisar as diferentes atuações levadas acabo pelos poderes urbanos para resolver estas carências. A falta de apoio por parte da Coroa, deixou o impulso destes trabalhos nas mãos do concelho e da sua debilitada fazenda, da iniciativa dos vizinhos e dos interesses da elite socioeconómica dominante, a maior beneficiaria do bom funcionamento das comunicações.
Nota biográfica
Enrique José Ruiz Pilares é doutor pela Universidad de Cádiz (2017) e investigador do Grupo PAIDI Medievalismo Gaditano (HUM 182) e do Seminário Agustín de Horozco de Historia Antigua y Medieval da mesma universidade. A sua investigação centra-se na história política, social y económica das cidades da Baixa Idade Média, concretamente na área do antigo reino de Sevilha. Está particularmente interessado na análise das relações de poder e na interação entre a sociedade e o meio ambiente através do recurso às novas tecnologias. Entre as suas principais publicações destacam-se: “La estructura del poder de las élites andaluzas bajomedievales: familiares, amigos y vecinos. El caso de Jerez de la Frontera-España” em O papel das pequenas cidades na construçao da Europa Medieval (2017), “Un exemple de relations commerciales entre le Pays de Leon et l´Andalousie au debut du XVIes siece d’ apres le compte d`un marchand de Morlaix”, Annales de Bretagne et des Pays de l’Ouest (2016) – en colaboración con Michel Bochaca –, o “El papel de los matrimonios en la configuración de las relaciones de poder en las élites bajomedievales castellanas. La aplicación del Social Networks Analysis en Jerez de la Frontera (1475-1500)” Norba. Revista de Historia (2011).