No final da Idade Média as infraestruturas que permitam contactar os núcleos de povoamento eram, na sua maior parte, muito precárias. Tomando como referência o caso da Andaluzia Ocidental, a maioria dos troços das vias de circulação eram praticamente intransitáveis com carretas. A situação não era muito melhor no caso das instalações portuárias, limitadas em muitos casos a estruturas de madeira ou espaços naturais propensos para a carga e descarga, como as praias. Esta realidade convertia-se num grande inconveniente para uma grande parte dos núcleos populacionais que ao largo do século XV foram prosperando economicamente graças ás atividades mercantis. A documentação conservada para algumas cidades atlânticas andaluzas, especialmente para Jerez de la Frontera, a segunda mais importante da região nestas datas, permitiu-nos analisar as diferentes atuações levadas acabo pelos poderes urbanos para resolver estas carências. A falta de apoio por parte da Coroa, deixou o impulso destes trabalhos nas mãos do concelho e da sua debilitada fazenda, da iniciativa dos vizinhos e dos interesses da elite socioeconómica dominante, a maior beneficiaria do bom funcionamento das comunicações.

Nota biográfica
Enrique José Ruiz Pilares é doutor pela Universidad de Cádiz (2017) e investigador do Grupo PAIDI Medievalismo Gaditano (HUM 182) e do Seminário Agustín de Horozco de Historia Antigua y Medieval da mesma universidade. A sua investigação centra-se na história política, social y económica das cidades da Baixa Idade Média, concretamente na área do antigo reino de Sevilha. Está particularmente interessado na análise das relações de poder e na interação entre a sociedade e o meio ambiente através do recurso às novas tecnologias. Entre as suas principais publicações destacam-se: “La estructura del poder de las élites andaluzas bajomedievales: familiares, amigos y vecinos. El caso de Jerez de la Frontera-España” em O papel das pequenas cidades na construçao da Europa Medieval (2017), “Un exemple de relations commerciales entre le Pays de Leon et l´Andalousie au debut du XVIes siece d’ apres le compte d`un marchand de Morlaix”, Annales de Bretagne et des Pays de l’Ouest (2016) – en colaboración con Michel Bochaca –, o “El papel de los matrimonios en la configuración de las relaciones de poder en las élites bajomedievales castellanas. La aplicación del Social Networks Analysis en Jerez de la Frontera (1475-1500)” Norba. Revista de Historia (2011).