O Ciclo de Tertúlias Medievalismos e Neomedievalismos, que decorrerá durante os meses de abril-junho de 2022, é organizado no âmbito de um novo seminário, sob a mesma temática, que faz parte da oferta curricular do Programa Doutoral em Estudos Medievais (E-learning), coordenado pelas Universidades Aberta e NOVA de Lisboa. O ciclo terá um conjunto de quatro sessões nas quais se irão abordar algumas das principais aproximações identitárias à Idade Média, entendida enquanto período histórico e construção mental, que se podem identificar na sociedade contemporânea. Colocar-se-ão em foco a instrumentalização da Idade Média como elemento de legitimação política, o medievalismo académico e a construção de narrativas históricas sobre a Idade Média, mas também a presença do período medievo quer no âmbito da criação literária quer no universo das séries televisivas.

Isabel Barros Dias (UAberta)
Rosário Lupi Belo (UAberta)
Alicia Miguélez (IEM, NOVA FCSH)

Link de acesso às sessões: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/85185322950