No século XXI, o estudo da Alta Idade dos Media (400-800) tornou-se um dos temas de investigação mais dinâmicos da Arqueologia Medieval. Neste sentido, o renovado interesse da comunidade científica no estudo deste período permitiu gerar um novo paradigma histórico que:  destaca a continuidade do mundo romano, reduz o impacto negativo das invasões bárbaras e promove a análise dos diferentes processos sociais e religiosos que surgiram ao longo deste período. Além disso, a comunidade científica centra-se na gestão dos recursos económicos que influenciam a transformação da paisagem e o surgimento da arquitetura monumental. Um interesse científico definido pela influência de C. Wickham e o seu método de história económica e social comparativo. Nos casos português e espanhol, embora se tenha feito grandes progressos nos últimos anos, ainda há questões importantes a levantar e tentar responder. Além disso, a documentação arqueológica disponível destaca-se pela sua irregularidade, uma vez que temos um elevado nível de conhecimento sobre os assentamentos medievais primitivos em algumas áreas, mas para outros existem apenas vastos vazios de informação. Temos um grande conhecimento sobre as cidades, mas é menos no campo. Um problema de investigação muito semelhante aos casos de Egitania e Emerita, mas neste caso a investigação conjunta do registo arqueológico urbano e rural proporcionou-nos uma melhor compreensão da sua evolução histórica neste período.

Sobre o autor:
Tomás Cordero é doutor Europeu pela Universidad de Sevilla. Iniciou o seu doutoramento no Instituto de Arqueologia de Mérida (CSIC), onde trabalhou entre os anos 2004 e 2011. Nesta instituição de investigação, completou a sua tese de doutoramento, intitulada El ager de Augusta Emerita durante la Antigüedad Tardía (ss. IV-VIII). Trabalhou como investigador no Programa Prometeu, desenvolvido pela República do Equador. Entre 2013 e 2015, dirigiu vários projetos de gestão patrimonial no cantão de Ibarra e na cidade universitária de Yachay-Ciudad del Conocimiento. Em 2015, obteve uma bolsa de pós-doutoramento no Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH), graças à qual pode desenvolver o projeto: Change and continuity in rural early medieval Hispania. Comparative multidisciplinary approach to the countrysides of Egitania (Idanha-a-Velha, Portugal) and Emerita (Mérida, Spain). É, desde 2018, investigador contratado do Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH. Atualmente, trabalha no projeto de investigação Continuity, transformation and change. A multidisciplinary approach to the study of the rural World between the Tejo and Mondego rivers in the Early Medieval period (ss. IV-VIII), cujo principal objetivo é obter uma leitura histórica o mais precisa possível das relações políticas, sociais, económicas e culturais estabelecidas entre as comunidades urbanas e rurais durante os séculos IV e VIII.