O objetivo desta comunicação é uma apresentação geral da figura do converso dentro da Ordem de Cister e da sua evolução ao longo dos séculos XII e XIII. A questão dos conversos permite abordar uma série de temas muito interessantes para o estudo da Ordem de Cîteaux, como por exemplo a relação entre os cistercienses e as outras formas de vida monástica; o recrutamento de leigos e a proveniência geográfica, social e cultural desses grupos; a interação entre monges e conversos e os equilíbrios internos de uma determinada comunidade monástica; a progressiva adaptação e transformação das estruturas cistercienses e o seu reflexo na produção normativa e literária. Os resultados da historiografia dos últimos decénios modificaram notavelmente a imagem dos conversos, o que permite interrogar-se novamente sobre a história e a organização dos monges brancos nos séculos medievais e abrir novas trajetórias de estudo no futuro.

Sobre o orador:
Francesco Renzi é doutorado em história pela Universidade de Bologna “Alma Mater Studiorum”. Trabalhou como investigador de pós-doutoramento na Universidade de Leiden-Instituto de História e na Universidade do Porto (CITCEM-Bolseiro FCT). Desde março de 2019 trabalha como investigador na Universidade Católica Portuguesa (CEHR). O seu interesse principal de investigação é a história da Igreja Católica na Itália e na Península Ibérica entre os séculos XI e XIII.