As cidades medievais demarcavam-se na paisagem por serem grandes concentrações humanas, mas também pela mancha do seu edificado. As construções serviam diversas funções: militares, religiosas, político-administrativas, económicas e residenciais. Nem todas as urbes tinham os mesmos edifícios. Além disso, de localidade para localidade e de rua para rua, as características das construções podiam oscilar, devido vários elementos, como os recursos financeiros e materiais disponíveis, a mão-de-obra empregue, os conhecimentos técnicos utilizados, o período de construção ou os interesses do responsável pela obra. Em momentos conturbados, como as guerras e revoltas edifícios urbanos podiam ser destruídos, exigindo obras de reconstrução e/ou aperfeiçoamento, nem sempre fáceis de custear.

Assim, e num tempo de reconstrução como o atual, o Instituto de Estudos Medievais da NOVA-FCSH e a Câmara Municipal de Castelo de Vide organizam nos próximos dias 6-8 de outubro de 2022 as VII Jornadas Internacionais de Idade Média, este ano subordinadas ao tema: Construção e reconstrução na Europa urbana medieval. Tendo como espaço de observação a Europa cristã e islâmica, pretende-se que esta temática seja abordada grosso modo através de perspetivas distintas, mas complementares.

A estrutura do encontro contará com sessões temáticas e quatro conferências plenárias realizadas por especialistas convidados pela organização:

  1. Santiago Macias (NOVA FCSH) – Duarte Darmas – Desenhador do rei e construtor da imagem do Portugal raiano
  2. Philippe Bernardi (Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, LAMOP)Construction et reconstruction au Moyen Âge: métier ou activité?
  3. Juan Vicente Garcia-Marsilla (Universitat de València) La construcción en el reino medieval de Valencia. Formas de gestión, técnicas y sistemas de abastecimiento de un sector económico puntero
  4. Giovanna Bianchi (University of Siena)Tuscany’s minor urban centers: the many histories of a ‘postcard landscape’ through the archaeology of architecture

As Jornadas contam também como um programa sociocultural que inclui um jantar e visitas guiadas, decorrendo uma delas após o programa científico. Durante o encontro será ainda feita a apresentação pública do livro que reúne uma seleção dos textos expostos nas VI Jornadas Internacionais de Idade Média de Castelo de Vide e na Escola de Outono, realizadas em outubro de 2021.