A iniciativa “Vínculo do Mês” apresenta neste mês de maio o vínculo de António Barbosa Aranha e de sua mulher, Ana Baldaia, instituído em Ponte de Lima em 1565. Contado entre a gente principal do burgo e provido de apreciável fortuna, era disposição do casal instituir um vínculo e fundar uma vistosa capela familiar na matriz daquela vila, colocando-a sob a invocação da virgem do Rosário. Esta capela que o casal incumbia os seus herdeiros de edificar inseria-se num espaço de grande prestígio, que se vinha constituindo como mostruário dos proventos e das dignidades da elite concelhia, e onde se encabeçavam já alguns opulentos morgadios. A administração seguiu linearmente na descendência dos instituidores por sua filha Inês Barbosa durante quatro gerações. Por meados do século XVII, a morte da última administradora no convento de Vairão, onde recolhera sem geração, fez estalar um porfiado pleito judicial entre parentes. Ainda que a batalha legal tenha sido custosa e desgastante para a família, o vínculo dos Barbosa Aranha acaba por se revelar de difícil gestão, pelos seus pesados encargos e frutos comparativamente magros.

Para conhecer em detalhe este vínculo, visite a página com toda a informação sobre este vínculo do mês. Pode ainda conhecer os outros vínculos entretanto disponibilizados, aqui.

Também poderá participar nesta iniciativa ao deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês e outras informações sobre vínculos de que disponha. Para isso poderá entrar em contato com o projeto no endereço eletrónico: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português