Missão/Orgânica Colóquios/Conferências Investigação Formação
    Entrada > Formação > MOOC: “Caça à baleia e os Portugueses" - Infraestrutura ROSSIO e Plataforma segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023
 
Para investigadores
Para estrangeiros
Para público em geral
Oferta curricular FCSH
Dout. Estudos Medievais
Escola de Verão NOVA FCSH
MOOC: “Caça à baleia e os Portugueses" - Infraestrutura ROSSIO e Plataforma
Integração em Projeto de Investigação
Novas Unidades Curriculares Letivas
Escola de Outono


Flag Counter

Entre o dia 13 de dezembro de 2022 e 30 de maio de 2023, a Infraestrutura ROSSIO – Ciências Sociais, Artes e Humanidades (NOVA FCSH) terá o seu primeiro Massive Open Online Course (MOOC): “Caça à baleia e os portugueses”, organizado em parceria com a Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”.

Sob coordenação de Gonçalo Melo da Silva (NOVA FCSH – IEM; Infraestrutura ROSSIO) e Nina Vieira (NOVA FCSH – CHAM; 4-OCEANS), o curso explora as (in)temporalidades e (i)materialidades do património cultural marítimo relacionado com a caça da baleia levada a cabo por portugueses em diferentes espaços geográficos (Portugal, ilhas atlânticas, Brasil) desde a Idade Média à Contemporânea. Assinalando a inauguração da Década das Nações Unidas da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), pretende-se aqui evidenciar o papel das Ciências Sociais, Artes e Humanidades (CSAH) perante os desafios ambientais (locais e globais) e o seu contributo para a literacia do Oceano.

Ao navegar entre os territórios da História, Arqueologia, Antropologia, Museologia, Biologia e Ecologia Marinha (entre outros), este curso está particularmente direcionado para professores e agrupamentos escolares (EI/EB/ES), técnicos de instituições culturais, profissionais do turismo, estudantes do ensino superior e investigadores, podendo também suscitar a curiosidade de um público mais alargado e interessado em aprofundar o seu conhecimento sobre atividades e comunidades marítimas e o seu impacto nos ecossistemas e populações ao longo da história (e da memória).

O curso é certificado e o seu programa foi concebido com base em recursos digitais e conteúdos audiovisuais disponibilizados pela Infraestrutura ROSSIO, organizando-se em quatro secções distintas/complementares: 1) Descobrir o meio natural; 2) Capturar as baleias; 3) Transformar as baleias; 4) Preservar, relembrar e explorar o património marítimo.

Consulte o Programa do Curso e os Objetivos de Aprendizagem aqui

Este curso é gratuito e realiza-se na Plataforma NAU (FCT-FCCN), aberto em permanência entre 13 de dezembro e 30 de maio de 2023, estimando-se que a sua duração não exceda as 10 horas. O aluno poderá inscrever-se na plataforma em qualquer altura e gerir o seu percurso de forma autónoma e flexível, uma vez que se trata de uma formação online (assíncrona). A avaliação será efetuada no final de cada secção através da realização de quizzes com escolha múltipla. Caso obtenha um resultado final superior a 50%, o participante pode descarregar um certificado digital de participação, no separador “progresso” do curso.

As inscrições podem ser realizadas na Plataforma NAU até ao final do curso. Para tal basta registar-se seguindo as instruções disponibilizadas no Portal ROSSIO.

Para mais informações contacte-nos para rossio@fcsh.unl.pt


<
> Ficha Técnica
> Termos de Utilização
> Inquérito de Satisfação
> Mapa do Sítio
IEM - Instituto de Estudos Medievais
Avenida de Berna, 26-C | 1069-061 Lisboa