
No âmbito do projecto-piloto para a didáctica de Fernão Lopes, enquadrado no Fernão Lopes Portal, a equipa de investigadores realizou, ao longo das últimas semanas, sessões de apresentação de recursos pedagógicos e discussão com alunos e docentes do 10º ano em duas escolas parceiras: a Escola Secundária José Saramago, em Mafra, e o Externato Frei Luís de Sousa, em Almada. Em ambas as instituições, as actividades previstas centraram-se na elaboração conjunta de material pedagógico, promovendo práticas colaborativas e inovadoras no ensino da História, da Literatura e da Língua Portuguesa.
As sessões contaram com a participação activa de discentes do Atelier de Introdução à Investigação em Estudos Medievais do IEM, integradas na equipa de desenvolvimento do projeto, bem como alunos das escolas parceiras, que tiveram oportunidade de conhecer de perto e testar os novos materiais pedagógicos criados pela equipa do projeto ao longo das fases anteriores.
A responsável pelo Fernão Lopes Portal é Amélia Hutchinson e o responsável pelo projecto-piloto Fernão Lopes Didáctico é Tiago Viúla de Faria. Ambos são investigadores integrados do IEM.
Agradecemos o valioso contributo das professoras e alunos das escolas parceiras!
Os resultados deste projecto-piloto serão divulgados na nova versão do Fernão Lopes Portal, actualmente em desenvolvimento. Até lá, o nosso site antigo continuará disponível para consulta: https://fernaolopes.fcsh.unl.pt


