Curso Livre: Cidade e arquitetura no al-Andalus. Iniciação à investigação medieval islâmica
O período de inscrição está aberto até ao dia 15 de Fevereiro

Data: 15 de Fevereiro a 29 de Maio de 2016
Horário: 18h00-20h00
Comissão Organizadora: Amélia Aguiar Andrade, Dolores Villalba Sola

Cartaz [ver]
Folheto/Programa [ver]

A história do al-Andalus é parte viva do nosso passado, contudo, a diferenciação das bases conceptuais, históricas e artísticas do Islão Clássico tornam difícil conhecer o nosso próprio Património.

Neste curso, iremos debruçar-nos sobre a história, a cidade e a arquitetura do al-Andalus, abordando os processos de islamização, arabização, berberização e orientalização da Península Ibérica, e onde será apresentada a herança patrimonial do al-Andalus e o seu estado de conservação actual, bem como os critérios necessários para investigar sobre este Património.

O objetivo deste curso, que se realizará as segundas e quartas, das 18h às 20h (segundas e quartas), entre os dias 9 de Fevereiro e 29 de Maio de 2016, é promover o conhecimento, discussão e a reflexão interdisciplinar.

Tal como em cursos anteriores organizados na FCSH/NOVA, pretende-se que este curso tenha um forte cunho multidisciplinar, recorrendo a diferentes metodologias para o estudo da cidade e da arquitetura do al-Andalus.

Número de créditos: 4 ECTS

Inscrições

Inscrições devem ser feitas no Núcleo de Formação ao Longo da Vida da FCSH/NOVA e decorrem até ao dia 15 de Fevereiro.

Pagamento:
80 € (Docentes, alunos e alumni FCSH/NOVA)
100 € (Estudantes de outras universidades)
144 € (Associado INATEL/ACP)
180 € (Público em geral)

Email: nflv@fcsh.unl.pt
Atendimento presencial: (2.ª, 3.ª, 4.ª e 6.ª feiras) das 9h às 16h; (5.ª feiras) das 9h às 17h
Atendimento telefónico: (Dias úteis) das 14h30 às 16h30