INVENTARQ - Projecto Inventários de arquivos de família, sécs. XV-XIX: de gestão e prova a memórias perdidas. Repensando o arquivo pré-moderno EXPL/EPH-HIS/0178/2013
Unidade de Investigação: IEM-FCSH/NOVA
Unidades de Investigação associadas: CHAM, IHC, IICT
Instituições participantes: Casa de Velazquez, Laboratório I.T.E.M. ("Identités, territoires, expressions, mobilités") da U. de Pau et des Pays de l'Adour).
Investigadora Responsável: Maria de Lurdes Rosa
Equipa de investigação: Ana Canas; Ana Cortez de Lobão; Anne Goulet; Filippo De Vivo; Joseph Morsel; Margarida Leme; Maria de Lurdes Rosa; Maria Isabel Ventura; Maria João Andrade e Sousa; Maria José Mexia Bigotte Chorão; Miguel Metelo de Seixas; Olivier Guyotjeannin; Patrícia Marques; Paulo Jorge Fernandes; Pedro Pinto; Randolph Head; Rita Nóvoa; Saul Gomes; Véronique Lamazou-Duplan
Duração: 2013-2015
Marcador do projecto (divulgação em inglês) [ver]
Objectivos e resultados Previstos:
1 – Estudar historicamente o contexto de produção e de uso de inventários de arquivos de família nobiliárquica de AR (história das famílias- história dos arquivos-história dos inventários)
2 - Descrever diplomática e arquivisticamente os mesmos e colocar as descrições em linha
3 – Promover o estudo, reflexão e edição de um conjunto de estudos sobre a natureza dos inventários, do ponto de vista histórico-antropológico, arquivístico e epistemológico quanto aos usos historiográficos e arquivísticos.
De modo a assegurar a apresentação e disponibilização dos dados, a salvaguarda patrimonial dos inventários estudados, e a realização dos estudos analíticos em perspectiva interdisciplinar, foram previstos os seguintes produtos: base de dados online com acesso às descrições dos arquivos e dos inventários estudados (com recurso ao software ICA-AtoM e inclusão de digitalização de alguns inventários); encontro científico e oficina de investigação aprofundada (9 de Fevereiro de 2015); exposição documental (a realizar de 28 de Janeiro a 26 de Março de 2016), com edição de catálogo.
Website do projecto: http://fcsh.unl.pt/arqfam
Base de dados: http://www.inventarq.fcsh.unl.pt
|