Luís Krus, 1954-2005, In Memoriam

    

Luís Filipe Llach Krus (7 de Setembro de 1954 - 5 de Junho de 2005), historiador e investigador, foi um dos principais medievalistas portugueses, bem conhecido no meio académico. Luís Krus, doutorou-se em História Medieval em 1990 na Universidade Nova de Lisboa, com a tese A Concepção Nobiliárquica do Espaço Ibérico (1280- 1380) (F. Gulbenkian/JNICT, 1994), tendo apresentado provas de Agregação em História da Cultura e das Mentalidades Medievais, na mesma Universidade em 1998.

Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (onde até Março de 2005 foi vice-presidente do Conselho Científico).

Orientou numerosas teses de mestrado e de doutoramento e deixou uma vasta obra diversificada e de marca pessoal na escolha dos temas, abordagens e problematizações, interessando-se nomeadamente pela história cultural num quadro interdisciplinar, associando o ofício de historiador às perspectivas da antropologia e da sociologia. Fundador do Instituto de Estudos Medievais assegurou a sua Direcção entre os anos de 2002-2005.

Ver bibliografia de Luís Krus
(Amélia Andrade, Ana Maria Oliveira, João Luís Fontes e Pedro Chambel, Julho 2013)

A Biblioteca Mário Sottomayor Cardia (BMSC), da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas promoveu em entre os dias 5 de Junho a 6 de Julho de 2012 uma exposição com a qual que pretendeu dar visibilidade à doação do Professor Doutor Luís Krus aí conservada.

A exposição “A Oficina de um Medievalista. A doação Luís Krus” mostrou algumas das obras que integravam a biblioteca do professor catedrático do departamento de História e fundador do Instituto de Estudos Medievais, falecido em 2005. Esta doação, feita à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas em 2006 pela família, é um reflexo do percurso profissional e académico do professor doutor Luís Krus que deixou uma obra de grande originalidade no contexto da história medieval portuguesa, marcada pelo seu interesse pela história cultural num quadro interdisciplinar, em que a história se associava às perspectivas da antropologia, da literatura e da sociologia.

No âmbito da presente exposição foi disponibilizado o Catálogo da Exposição bem como os textos alusivos escritos pelos professores José Mattoso, Amélia Aguiar Andrade, e Maria João Branco.