IMAGO (POCTI/EAT/45922/2002)
Unidade de Investigação: IEM/FCSH-NOVA
Unidades de Investigação associadas: Centre National de la Recherche Scientifique, Paris; École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris; Museo de Pontevedra
Investigadores principais: José Custódio Vieira da Silva e Maria Adelaide da Conceição Miranda
Equipa de investigação: Luís Manuel Correia de Sousa, Joana Ramôa, Ana Lemos e Ragnilde Boe
Duração: 2005-2009
Resumo do projecto: O projecto IMAGO tem como objectivo a criação de um centro de iconografia medieval, a partir de uma investigação sistemática de acordo com um plano previamente definido. A inexistência de um centro deste tipo em Portugal, é reconhecidamente, no domínio da História da Arte uma grande lacuna. A sua principal finalidade é centralizar, estudar e divulgar a iconografía medieval.
Este centro deverá igualmente estimular a pesquisa na área de arte medieval e colocar o nosso país no lugar que lhe é devido junto da comunidade científica internacional.
Este projecto está integrado nas actividades do Instituto de Estudos Medievais, onde as imagens são consideradas como um produto da memória social, sendo estudadas de acordo com o seu conteúdo e significado, num sistema cultural que é igualmente tratado por outras disciplinas, tais como a História e a Literatura. É, neste sentido, que o seu funcionamento basear-se-á num trabalho interdisciplinar, fundamental para a análise da dimensão temática das imagens e da sua interpretação cultural.
A primeira etapa consistirá na elaboração de um thesaurus descritivo de todas as imagens, começando pelos manuscritos iluminados e escultura tumular.
O registo das diferentes obras irão integrar uma base de dados, que se pretende sistemática e exaustiva e que permita cruzar toda a informação relevante. Neste sentido depois da selecção e levantamento das imagens será feita a sua catalogação à sua catalogação e digitalização de forma a criar um corpus de iconografia. A pesquisa consistirá em duas tarefas diferenciadas: a primeira numa recolha em bibliotecas e arquivos de todas as imagens disponíveis (material publicado ou on-line, CD-Rom), e a segunda no registo do material em estudo. Simultaneamente, proceder-se-á à recolha de fontes históricas, literárias, filosóficas e religiosas da imagem de modo a interpretá-la no campo mais vasto da civilização medieval.
Para ultrapassar as dificuldades que se podem colocar no que diz respeito ao copyright das imagens, estabelecer-se-ão protocolos com outras instituições culturais.
Finalmente os investigadores divulgarão os resultados do projecto em CD-Rom, no site do Instituto de Estudos Medievais, e através de monografias e outras publicações.
Sítio Web do projecto: http://imago.fcsh.unl.pt/?loc=1
|