LITTERA – Edição, actualização e preservação do património literário medieval português (PTDC/ELT/69985/2006)
Unidade de Investigação: IEM-FCSH/NOVA
Investigadora responsável: Graça Videira Lopes
Equipa de investigação: Nuno Júdice, Maria do Rosário Paixão, Manuel Pedro Ferreira
Duração: 2006-2011
Resumo do projecto: O património literário da Idade Média portuguesa que chegou até nós integra um conjunto de textos que, pela sua qualidade e originalidade, representam um dos momentos altos da literatura e cultura portuguesas. Desaparecidos ou esquecidos durante vários séculos e só gradualmente redescobertos a partir de meados do século XIX, uma parte desses textos não foi ainda objecto de uma edição unificada completa e de um estudo integrado. O presente projecto propõe-se, pois, iniciar, de forma coerente, coordenada e cientificamente consistente, a edição, protecção e actualização desse património literário e cultural medieval, nas suas duas grandes vertentes: poesia e prosa narrativa. Dada a extensão do corpus possível, o projecto prevê várias fases. Assim, numa primeira fase, o projecto tomará como objecto inicial as cantigas dos trovadores e jograis. O que se segue é um breve resumo das actividades relativas a esta primeira fase.
Na verdade, e malgrado o notável trabalho dos seus primeiros editores (Carolina Michaëlis, José Joaquim Nunes ou Rodrigues Lapa), a que se tem progressivamente juntado o trabalho monográfico ou antológico de numerosos especialistas posteriores, tanto em Portugal como na Galiza, o certo é que não existe ainda, na actualidade, uma edição crítica integrada das cerca de 1680 cantigas trovadorescas que chegaram até nós.
Um dos objectivos deste projecto será, pois, o da concretização dessa edição, tendo particularmente em conta os novos meios técnicos de divulgação, nomeadamente os formatos digitais e a internet, prevendo-se não só uma leitura crítica actualizada da totalidade das cantigas (com edição em papel e em suporte digital) mas igualmente o acesso às respectivas versões manuscritas original (bem como índices de vocabulário e índices onomásticos desenvolvidos).
Esta vertente do projecto inclui ainda, nesta primeira fase, o acesso à dimensão musical das cantigas, quer no que diz respeito à sua música original (quando chegou até nós), quer procedendo a um levantamento de todas as gravações que dela foram feitas até ao momento (com recurso a contrafacta ou a música autónoma). Todos os materiais serão igualmente disponibilizados ou indicados on-line (no último caso, quando, por questões de direitos, não for possível a sua disponibilização).
Sítio Web do projecto: http://www.cantigas.fcsh.unl.pt/
Vídeo de apresentação do projecto no youtube [aqui]
|