VI Conferência Internacional “Medieval Europe in Motion”: O Mar | 6th International Conference “Medieval Europe in Motion”: The Sea
28.11.2022 - 01.12.2022 | Sociedade de Geografia de Lisboa, Portugal

Organização: Instituto de Estudos Medievais (IEM - NOVA-FCSH)
Apoio: Câmara Municipal de Lisboa; Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”; Museu de Marinha; Sociedade de Geografia de Lisboa; Sociedade Portuguesa de Estudos Medievais.

 

Quão ousado e hábil foi o homem que primeiro fez um navio e se pôs ao mar atrás do vento, procurando uma terra que não podia ver e uma costa que não podia conhecer!

Robert Wace (c. 1110–c. 1174)

 

Dependendo do lugar onde se estava na Europa medieval, o mar poderia ser o centro do mundo conhecido ou o seu derradeiro limite. Este potencial sempre atraiu os humanos para o grande desconhecido, permitindo-lhes utilizar o mar para capturar peixe, navegar para terras distantes por razões de fé e comércio, estabelecer contactos com civilizações de diferentes credos, travar guerras pelo domínio político e económico, e inspirou-os a escrever poesia e a sonhar com o mundo do Além. Tudo isto se reflecte nos muitos trabalhos que, nas últimas décadas, no âmbito da Arqueologia, da História da Arte, da História, da Literatura e de muitas outras disciplinas, investigaram a pesca e os recursos naturais, o comércio ultramarino e as instituições comerciais, o poder marítimo e a gestão de conflitos socioeconómicos, as migrações religiosas, entre outros temas.

É, pois, em torno do mar que se centrará a sexta edição do Colóquio Internacional "Medieval Europe in Motion". Uma iniciativa que se tem vindo a afirmar no contexto dos estudos medievais pelo seu carácter internacional, pela qualidade dos seus participantes e pela procurado cruzamentos de perspectivas e metodologias em torno de um tema capaz de concitar distintas e enqriquecedoras abordagens. O programa reúne um conjunto conceituado de conferencistas, a par com um vasto conjunto de comunicações reunindo perto de uma centena de investigadores, oriundos dos mais diversos países.

A Conferência terá também uma secção dedicada à "Lisboa Medieval e o Mar", dando, do mesmo modo, continuidade à tradição de estudos sobre Lisboa no seio do Instituto de Estudos Medievais.

 

Informações, programa e inscrições: https://materialities.wixsite.com/motionvicall.

Poster

Programa