4th Workshop on Juridical Culture: Jurists and the Medieval State. Varieties and Development of a Symbiotic Relationship, 1100-1500
07.09.2022 - 09.09.2022 | Col├ęgio Almada Negreiros, Lisboa, Portugal

Poster [JPEG]
Programa [PDF]

Nos dias 7 a 9 de Setembro de 2022 terá lugar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Colégio Almada Negreiros) o "4th Workshop on Legal Culture - Jurists and the Medieval State 1000-1500: Varieties and Development of a Symbiotic Relationship". 

Este workshop reunirá dezasseis especialistas internacionais em história do direito e da política medievais em torno de uma reflexão comum sobre a evolução do papel que os juristas desempenharam no interior do aparelho governativo, à medida que este se foi alargando e tornando progressivamente mais complexo, entre os séculos XI e XV. Situada na interseção da história do direito e da história política e institucional, esta questão é fundamental para compreender como se define, exerce e impõe a autoridade pública soberana, como se articula o pensamento político e a prática do poder, num período em que se constituem as estruturas institucionais e conceptuais básicas do Estado pré-moderno.

Para consultar o programa e saber mais sobre as premissas teóricas e a estrutura do workshop, visite http://4thWLC.medium.com.

Este evento é organizado pelo Instituto de Estudos Medievais (NOVA-FCSH), com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa. A participação é gratuita, embora sujeita a pré-inscrição, até ao dia 5 de Setembro de 2022. Os participantes que desejarem almoçar durante os dias do Workshop deverão pagar uma taxa suplementar, e terão concretizar a sua inscrição até dia 2 de Setembro de 2022.