I Ciclo de Conferências Viver, ler e rezar no Mosteiro de Lorvão (séculos XIII a XVI): "Espaço e liturgia nos mosteiros cistercienses femininos de Leão, Castela e Aragão" - Eduardo Carrero Santamaría (Universitat Autònoma de Barcelona)
21.04.2022 | 16:30 | Sessão via Zoom

Cartaz [PDF]
Programa do Ciclo [PDF]

Link de acesso à sessão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87948869761?pwd=T0tQVVl3cStnbzh0TnpWdG1WWVhGZz09
Password: 584948
Gravações das sessões anteriores: https://youtube.com/playlist?list=PL2g0AhCDaozEkZ5enFFRooidBwhCCeN2R

O Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH) promove o Ciclo de Conferências Viver, ler e rezar no Mosteiro de Lorvão (séculos XIII a XVI), integrado no projeto Books, Rituals and Space in a Cistercian Nunnery. Living, Praying and Reading in Lorvão, 13th-16th centuries (ref.ª PTDC/ART-HIS/0739/2020), financiado pelos Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Com o presente ciclo pretende-se dinamizar e renovar os estudos sobre o Mosteiro de Lorvão, após a instalação das monjas cistercienses, ocorrida em 1211, nas suas várias vertentes, abrindo espaços de discussão em torno de várias temáticas (contexto político e religioso da entrada das monjas em Lorvão, memória e arquivos, espaços e liturgia, instituições e poderes, imagens e representações) e promovendo perspetivas comparativas com outras comunidades monásticas peninsulares.

As sessões, mensais, decorrerão por Zoom e estarão abertas a todos os interessados.

A conferência do próximo dia 21 de abril de 2022, intitulada Espaço e liturgia nos mosteiros cistercienses femininos de Leão, Castela e Aragão está a cargo do Prof. Eduardo Carrero Santamaría (Universitat Autònoma de Barcelona).

Programa do Ciclo:

1.ª Sessão (31 de janeiro de 2022, segunda-feira, 16h30): Contexto fundacional

Maria João Branco, D. Sancho I, o conflito com os monges de Lorvão e a introdução das monjas cistercienses em Portugal.

2.ª Sessão (9 de fevereiro de 2022, quarta-feira, 16h30): Memória e Arquivos I

Maria do Rosário Barbosa Morujão, A guarda da memória: os inventários da Época Moderna do cartório do mosteiro de Lorvão.

3.ª Sessão (16 de março de 2022, quarta-feira, 16h30): Memória e Arquivos II

Luís Filipe Oliveira, A presença de textos normativos sobre as Ordens Militares nos códices do Mosteiro de Lorvão.

4.ª Sessão (21 abril de 2022, quinta-feira, 16h30): Espaço e liturgia I

Eduardo Carrero Santamaría, Espaço e liturgia nos mosteiros cistercienses femininos de Leão, Castela e Aragão.

5.ª Sessão (18 de maio de 2022, quarta-feira, 16h30): Espaço e liturgia II

Ana Suárez González, Una biblioteca de aluvión (siglos XII y XIII): Las Huelgas de Burgos.

6.ª Sessão (7 de junho de 2022, terça-feira, 16:30): Instituições e poderes I

Ghislain Baury, Le monachisme féminin cistercien: les royaumes de Castille et d’Aragon (XIIe-XIVe siècles).

7.ª Sessão (julho de 2022 – dia a definir): Espaço e liturgia III

Manuel Pedro Ferreira (a confirmar)

8.ª Sessão (22 de setembro de 2022, quinta-feira, 16h30): Instituições e poderes II

Maria Amélia Álvaro de Campos e Luís Miguel Rêpas, O padroado do Mosteiro de Lorvão nas paróquias urbanas de Coimbra: São Bartolomeu e São Pedro de Almedina.

9.ª Sessão (17 de outubro de 2022, segunda-feira, 16:30): Espaço e liturgia IV

Mercedes Pérez Vidal, A comemoração da Paixão de Cristo no Mosteiro de Lorvão.

10.ª Sessão (17 de novembro de 2022, quinta-feira, 16:30): Espaço e liturgia V

Luís Miguel Rêpas e Catarina Fernandes Barreira, As visitações ao Mosteiro de Lorvão: espaço e liturgia (séculos XV-XVI).

11.ª Sessão (13 de dezembro de 2022, terça-feira, 16:30): Imagens e Representações

Miguel Metelo de Seixas, O uso da Heráldica em contexto monástico: autorrepresentação de abadessas e de monjas.