Encerramento do Curso livre “No Tempo de D. Dinis”

Encerra-se hoje o Curso livre virtual “No Tempo de D. Dinis”, organizado pelo IEM – NOVA FCSH em colaboração com o Mosteiro da Batalha, o Centro de Formação de Professores da Batalha e o Centro de Estudos de Património da Estremadura, coordenado por Amélia Aguiar Andrade, João Luís Fontes, Joaquim Ruivo e Miguel Metelo de Seixas. O curso, acreditado pela CCPFC para a formação de professores com relevância para a dimensão científica e pedagógica dos docentes de História e de Português, destinou-se também a outros públicos, nomeadamente os guias-intérpretes e os interessados no património estremenho, abrangendo ao todo cerca de 200 formandos.

Entre os dias 13 de Março e 24 de Abril, o curso constou de quatro sessões, pelas quais se distribuíram 18 docentes, provenientes não apenas da Universidade Nova de Lisboa, mas também das Universidades de Coimbra, do Porto, do Algarve, Aberta e Católica, bem como do Gabinete de Estudos Olisiponenses. No seu conjunto, procuraram mostrar a diversidade de prismas pelos quais é possível abordar e compreender um dos reinados mais fascinantes da história medieval portuguesa.

O Curso “No Tempo de D. Dinis” foi escolhido para o lançamento, no dia 17 de Abril, da colecção Scriptorium – Mosteiro da Batalha, também ela fruto da colaboração entre o Mosteiro da Batalha e o Instituto de Estudos Medievais e coordenada pelos organizadores do Curso. constituída por volumes de pequenas dimensões, sintéticos, aligeirados do aparato crítico, mas completados por numerosas imagens e por uma série de indicações bibliográficas finais, em edição bilingue português-inglês, com o fito de difundir os resultados da investigação universitária por um público vasto. A colecção abriu com o volume D. João I – O homem e o rei, da autoria de Maria Helena da Cruz Coelho, que nesta ocasião realizou a sua apresentação pública.