O vínculo deste mês é do outro lado do Oceano Atlântico.
O Morgado do Salvador do Mundo, instituído em 1639 em Paraíba, constitui um testemunho de que a prática vincular perdurou para além da Idade Média e foi replicada em outros continentes.

 

 

O projeto VINCULUM segue a iniciativa inaugurada no último mês do ano anterior, com o Morgado do Salvador do Mundo, fundado por Duarte Gomes da Silveira, em Paraíba, Brasil, no ano de 1639.

Este segundo “Vínculo do Mês” aborda um vínculo que só é possível conhecer a partir da consulta de documentação posterior, na falta dos documentos originais, perdidos no quadro de um conflito com outro império europeu.

O morgado destaca-se por ter sido instituído já durante o período da ocupação holandesa das Capitanias do Norte (1630-1654), perante um notário português, o que sugere um certo reconhecimento das instituições e da ordem normativa portuguesa por parte dos holandeses.

Nos documentos conhecidos são reveladas práticas vinculares, que existiam no mesmo período em Portugal, mas com adaptações marcantes ao mundo que então se construía no outro lado do Atlântico. Pode conhecer este vínculo do mês em detalhe, bem como saber mais sobre o vínculo do mês anterior, no website do projeto VINCULUM, em: www.vinculum.fcsh.unl.pt/entail-of-the-month.

Ao ler e partilhar estes vínculos mensais, estará a envolver-se com o trabalho deste projeto internacional, para que este campo de estudo continue a ser desenvolvido e possa chegar ao maior número de pessoas. Adicionalmente, se quiser participar e deixar a sua sugestão para futuros vínculos do mês, bem como outras informações sobre vínculos de que disponha, pode entrar em contato com o projeto a partir do endereço eletrónico do projeto: vinculum@fcsh.unl.pt.

O projeto VINCULUM conta com o financiamento do European Research Council (ERC) e é liderado por Maria de Lurdes Rosa, Professora da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais, distinguida com a primeira Consolidator Grant na área da História, atribuída pelo ERC a um investigador português.