NO MEIO. Recriar a Idade Média na cultura popular
21.11.2019-22.11.2019 | Lisboa, NOVA FCSH | Inscrições abertas

Data limite para submissões / Deadline for submissions: 1 de Setembro / September 1st
Organização / Organisation: Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (IEM-NOVA FCSH)
Organizadores / Organisers: Ana Rita Gonçalves Soares (Universidad Complutense de Madrid), Diogo Cardoso Gomes (IEM-NOVA FCSH), Paulo Dias (CHAM-NOVA FCSH-UAç)

Pedido de submissões / Call for papers [EN/PT/ES]

Livro de Resumos

Destacando o diálogo contínuo entre a Idade Média e o mundo pós-medieval, No Meio é um congresso internacional interdisciplinar que pretende explorar as motivações, as formas e os meios através dos quais o período medieval tem sido imaginado, evocado, re-vivido e remodelado na cultura popular contemporânea.

Promovido pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM-NOVA FCSH), o congresso realizar-se-á em Lisboa, na NOVA Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, nos dias 21 e 22 de Novembro de 2019.

As propostas podem incluir as seguintes linhas de investigação no âmbito do Medievalismo e da cultura popular:

• Medievalismo nas artes
    • Literatura contemporânea e a Idade Média
    • Representações medievais em feiras e festivais
    • Usos da Idade Média em filmes e televisão
    • Medievalismo e música contemporânea
    • Imagens medievais na indústria de videojogos e na comunidade gamer

O congresso terminará com uma mesa-redonda sobre "Reconstruir a Idade Média: escrever no meio (entre História e ficção)".

O prazo para o envio de todas as propostas é dia 1 de Setembro de 2019 (as notificações serão enviadas até dia 13 de Setembro). Aceitam-se trabalhos e propostas em inglês, português e espanhol.

Inscrição de 10€ para comunicantes.

Pede-se o envio de uma curta biografia (150 palavras), junto com o título e a proposta de comunicação (entre 250 e 300 palavras), nome e contacto para: medievallyspeaking@gmail.com

Highlighting the continuous dialogue between the Middle Ages and the post-medieval world, In the Middle is an international interdisciplinary conference that seeks to explore the ways, methods and motivations in which the medieval period has been imagined, evoked, re-lived, and refashioned in contemporary popular culture.

Hosted by the Institute for Medieval Studies (IEM-NOVA FCSH), the conference will take place in Lisbon, at the NOVA School of Social Sciences and Humanities, on November 21-22, 2019.

Topics on Medievalism and popular culture for individual papers might include the following:

• Medievalism in the arts
    • Contemporary literature in the Middle Ages
    • Medieval representations in festivals and fairs
    • Use of Middle Ages in film and television
    • Medievalism and contemporary music
    • Medieval imagery in the gaming industry and community

The conference will end with a round table on "Reconstructing the Middle Ages: writing in the middle (between History and fiction)"

The deadline for all abstracts is September 1st, 2019 (notifications will be sent until September 13th). Papers and proposals may be presented in English, Portuguese or Spanish.

Registration fee of 10€ for speakers.

Please send a short-bio note (150 words), with the title and abstract proposal (between 250-300 words), name and contact details to: medievallyspeaking@gmail.com

Oradores (confirmados) / Keynote speakers (confirmed)

Antonio Huertas Morales (Universidad Rey Juan Carlos)
Iain MacInnes (University of the Highlands and Islands)