Poder de Governar: Instituições, Ideologias e Representações em Braga nos finais da Idade Média (séc. XIV e XV). Apresentação de um Projecto de Doutoramento e de algumas conclusões preliminares por Raquel de Oliveira Martins, 28 de Junho de 2017, às 17h30, na FCSH/NOVA (Edifício ID, Sala 2.21). Entrada livre
Data: 28 de Junho, 2017
Horário: 17h30-19h30
Local: FCSH/NOVA, Edifício ID, Sala 2.21
A história de Braga nos séculos XIV e XV constitui um caso excecional, no âmbito da evolução dos poderes régios, senhoriais, episcopais e municipais medievais portugueses. É precisamente sobre este período extremamente dinâmico e rico da história política de Braga, que incide o nosso trabalho de investigação. Com efeito, é o nosso objectivo, estudar as dinâmicas dos poderes políticos, em Braga, nos séculos XIV e XV (dadas as transformações de índole político-social que a cidade experienciou neste período, nomeadamente as mudanças de senhorio entre episcopal e régio, ocorridas ao longo destes dois séculos, em particular as duas mais expressivas - 1402 e 1472), inserindo-as num contexto de ação mais alargado (nacional e europeu). Para isso ser possível é essencial identificar, caracterizar e compreender os principais poderes políticos atuantes em Braga, durante o período de estudo (concelho, arcebispo, cabido, rei, e outros poderes senhoriais), analisando-se a sua atuação política, o exercício concreto do poder, bem como as respetivas ideologias e representações/manifestações simbólicas desse mesmo poder. A conquista, implementação, exercício e manutenção do poder político das instituições de governo bracarense, quer laicas quer eclesiásticas, durante os séculos XIV e XV, na cidade e no seu espaço físico e simbólico, traduz-se pois, como uma dessas manifestações do Poder Simbólico.
Nota biográfica
Bolseira de Doutoramento FCT SFRH /BD/100839/2014. Doutoranda em História da Idade Média, no Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutoranda em História Medieval na École Doctorale d’Histoire da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Investigação e história política medieval; história do poder; simbologia do poder; poder concelhio; elites medievais; filosofia e pensamento político medieval. Investigadora do Lab2PT/Universidade do Minho e Investigadora do LaMOP/Paris 1 Panthéon-Sorbonne.
|