Os selos: novas velhas fontes históricas
por Maria do Rosário Morujão, 24 de Janeiro de 2017, às 17h00, na FCSH/NOVA. Entrada livre

Data: 24 de Janeiro, 2017
Horário: 17h00-19h00
Local: FCSH/NOVA, Edifício ID, Sala 2.21 (Piso 2)

A renovação da sigilografia verificada desde há ainda poucas décadas veio dar um novo alento ao estudo dos selos que, nos últimos anos e em vários países, têm sido tema de grandes exposições, de reuniões científicas multidisciplinares e de projectos de investigação. Em Portugal, o interesse pela disciplina tem vindo a crescer nas últimas duas décadas. Mas não se pode estudar ou divulgar o que não se sabe que existe nem onde se encontra, e o contacto com os selos tem demonstrado a urgência da inventariação, catalogação e preservação do acervo sigilográfico nacional, e da necessidade de o preservar, enquanto património cultural que se encontra em risco real de desaparecer. Esse é o objectivo do projecto SIGILLVM PORTVGALIAE, iniciado em 2013 com os selos do clero secular medieval que será apresentado neste seminário.

Maria do Rosário Morujão
Professora Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2005. Membro integrado do Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra (CHSC-UC) e membro colaborador do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa (CEHR-UCP). Coordenadora do projecto SIGILLVM PORTVGALIAE. Principais interesses científicos: história religiosa e social; sigilografia; diplomática; paleografia; edição de fontes; codicologia; história do livro.