No âmbito do evento Leiria Medieval 2025, este ano em torno do tema 1325 D. Dinis: o rei que não morreu, a Câmara Municipal de Leiria, em parceria com o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, à semelhança dos anos anteriores, está a organizar um ciclo de “Conversas” dedicadas ao referido tema. Com a coordenação científica de Catarina Fernandes Barreira, estas “Conversas” sobre História terão lugar nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2025, e vão contar com um conjunto de medievalistas de renome, entre os oradores e os moderadores de cada sessão.

Programa

Sexta, 18 de julho, 18h00
O legado cultural dionisino” , pelo Professor Doutor António Resende de Oliveira (CHSC FL Universidade de Coimbra), com a moderação do Professor Doutor Luís Miguel Rêpas (CHSC FL Universidade de Coimbra).

Sábado, 19 de julho, 15h00
D. Dinis no seu Tempo e na Memória”, pelo Professor Doutor José Augusto de Sottomayor Pizarro (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), com a moderação do Professor Doutor Mário Farelo (Universidade do Minho).

Domingo, 20 de julho, 15h00
O rei D. Dinis, Leiria e a sua região”, pelo Professor Doutor Saul António Gomes (CHSC FL Universidade de Coimbra), com a moderação do Professor Doutor João Luís Fontes (IEM FCSH Universidade Nova de Lisboa).