No próximo dia 18 de junho, às 10:30h (Pt) / 11:30h (Es), realizar-se-á o lançamento do livro “Misticismo Islâmico em al-Andalus“, publicação nº 36 na linha editorial Estudos do IEM. A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Francisco Franco-Sánchez (Universidade de Alicante).

Nesta publicação encontram-se reunidos textos de conferências e de comunicações proferidas nos três Colóquios Internacionais (2022, 2023 e 2024) subordinados ao tema geral “Misticismo islâmico em al-Andalus”, e que foram coorganizados pelo Doutor António Rei, pelo Instituto de Estudos Medievais (IEM) da NOVA FCSH – com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) –, e pela Doutora Pilar Garrido Clemente, pelo Centro de Investigação Arqueologia histórica y Patrimonio del Mediterráneo Occidental (ARHIS) da Universidade de Múrcia.

O misticismo islâmico, em todas as suas formas, mais individuais ou mais grupais, e pela razão primária de que as suas fontes são basicamente textos escritos, e enquanto área científica, não tem, praticamente existência nos meios académicos portugueses. Ainda que a arqueologia tenha revelado nas últimas décadas alguns locais de culto islâmico, genericamente designados de ribats, faltam estudos complementares de maior precisão na contextualização cronológica, e na eventual articulação com alguns místicos que lá possam ter residido e ou ensinado.

Assim, atendendo ao pouco que existe sobre o misticismo islâmico em especial no Garb al-Andalus (ocidente ibérico, hoje maiormente Portugal), aqui ficam contributos, e propostas para um futuro que se deseja próximo dentro dos meios académicos portugueses, mas não só, pois pretende-se ajudar a um alargamento de horizontes intelectuais e temáticos do público em geral.