No fim da tarde do próximo dia 8 de Julho, no Arquivo Nacional Torre do Tombo, será lançado o catálogo da exposição “José Mattoso: Fazer a História, Repensar a Memória”, patente entre os dias 22 Abril e 17 de Junho.

Sob a coordenação científica de Amélia Aguiar Andrade, Bernardo Vasconcelos e Sousa, João Luís Fontes e Luís Filipe Oliveira, nele se disponibiliza um itinerário pelos núcleos e peças da exposição, num diálogo entre o seu valor patrimonial e histórico e a sua ligação com a obra e o percurso de José Mattoso. Sinalizam, assim, a memória de um itinerário pessoal onde se descobre, tanto o modo absolutamente inovador como soube interpretar o passado na diversidade dos seus testemunhos e vestígios como a compreensão que teve do papel fulcral dos arquivos e dos arquivistas, como lugares e agentes de salvaguarda e valorização da nossa memória coletiva.

O catálogo reúne mais de duas dezenas de textos, congregando conceituados medievalistas das diversas universidades portuguesas e arquivistas, numa edição bilingue (português e inglês) e que estará disponível tanto em formato digital como em livro.