A última sessão do Seminário de Estudos Medievais decorrerá no dia 11 de dezembro de 2024, pelas 16h00, em modalidade online, via Zoom.
Esta sessão contará com a comunicação de André Marques e dedicar-se-á ao tema “Quando a paisagem é texto: que lugar para as fontes documentais no estudo da paisagem medieval?“.
O estudo da paisagem transformou-se ao longo das últimas décadas num campo marcadamente interdisciplinar. A uma história da paisagem assente sobretudo em fontes escritas e cartográficas, e dominada pelos métodos de análise regressiva da geografia histórica, sucedeu uma novo paradigma em que sobressaem a arqueologia e as paleociências. Resultou daqui a construção de um complexo registo material que obriga a repensar o estatuto das fontes escritas, e sobretudo a sua operatividade no quadro desse novo paradigma. Começando por refletir sobre a relação entre as várias disciplinas e registos envolvidos no estudo da paisagem, este seminário procurará abordar as múltiplas formas de representação documental do espaço e as potencialidades informativas de diferentes tipologias de textos, para finalmente sugerir vias concretas de trabalho que permitam integrar as fontes documentais em investigações necessariamente interdisciplinares sobre a paisagem medieval.
André Marques doutorou-se em História pela Universidade do Porto (2012) e ingressou no Instituto de Estudos Medievais da NOVA como bolseiro de investigação (2013-2022). Depois de trocar a academia por um cargo na Embaixada de Portugal em Copenhaga, continua a investigar como académico independente.
É um historiador da Península Ibérica medieval com especial enfoque em Portugal e um interesse comparativo no norte da Europa. A sua investigação centrou-se inicialmente no uso do solo e na representação da paisagem, depois na justiça e na resolução de litígios. Trabalhos mais recentes incluem temas como comunidades marítimas, formação de paróquias e produção e transmissão de cartas medievais. Concluiu um catálogo de cartas pré-1100 em arquivos portugueses, que eventualmente será convertido numa base de dados pesquisável online e edição de texto completo.