Colóquio Internacional: Um código emblemático europeu – Un code emblématique européen (1350-1550). Empresas – Devises – Badges
de 18 a 20 de Setembro, Mosteiro da Batalha

Data: 18, 19 e 20 de Setembro
Horário: 9h – 18h
Local: Mosteiro da Batalha
Organizadores: Centre d’Etudes Supérieures de Civilisation Médiévale/Université de Poitiers ; Instituto de Estudos Medievais/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas /Universidade Nova de Lisboa; Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas /Universidade Nova de Lisboa; Mosteiro de Batalha/Direcção Geral de Património Cultural; Instituto Português de Heráldica; Centro de Património da Estremadura
Comissão científica: Michel Pastoureau; Werner Paravicini; Eduardo Pardo de Guevara; Saul António Gomes; Maria de Lurdes Rosa; Miguel Metelo de Seixas; Laurent Hablot.
Coordenadores: Laurent Hablot; Miguel Metelo de Seixas; Joaquim Ruivo.
Comissão Executiva: Begoña Farré; Leonor Calvão Borges; Nicole Henry.

Programa [ver]

O Colóquio Internacional “Empresas: um código emblemático europeu ao serviço do príncipe (1350-1550)” apresenta-se como a primeira iniciativa, a nível mundial, para tratar deste tema num encontro científico específico. A proposta do colóquio consiste em reunir investigadores de todas as proveniências, de modo a garantir uma multiplicidade de abordagens e de perspectivas. O colóquio pretende avaliar de que maneira o recurso às empresas serviu para espelhar e para transmitir uma determinada auto-representação do príncipe e daqueles que o rodeavam, colocando-se assim ao duplo serviço de um poder régio em vias de centralização e de um ideal de nobreza moderno, ambos cultivados na corte formada em redor do soberano.

Inscrições

Para mais informações e para efectuar a sua inscrição, consulte o site do Colóquio