Escola de VerĂ£o: Entre o escrito e o vivido: Como governar uma cidade medieval portuguesa? 17 a 28 de julho | Modalidade e-learning
[PT]
Leccionado pelos Professores Doutores Gonçalo Miguel da Silva e Filipa Roldão, o curso da escola de verão da NOVA - FCSH, "Entre o escrito e o vivido: Como governar uma cidade medieval portuguesa?" (25h), decorrerá entre os dias 17 e 28 de julho, nos seguintes horários:
- dias 17,19,21,24 e 26 de julho das 14h00 às 15h30; das 16h00 às 17:30 e das 18h00 às 19h30
- dia 28 de julho das 14h00 às 16h30
Objetivos do curso:
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Adquirir conhecimento sobre as instituições e oficiais concelhios dos núcleos urbanos medievais portugueses;
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Reconhecer as principais preocupações e estratégias do poder concelhio na governação das vilas e cidades medievais portuguesas medievais;
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Identificar os protagonistas, espaços e mecanismos relacionados com o abastecimento urbano;
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Identificar os protagonistas, espaços e mecanismos ligados à defesa da saúde e paz urbana;
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Dominar metodologias de seleção e análise de fontes medievais que habilitem o estudante a prosseguir estudos mais aprofundados sobre este período ou a preparar materiais didáticos para o público escolar.
Programa e outras informações úteis aqui.
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[EN]
Taught by Professors Gonçalo Miguel da Silva and Filipa Roldão, the NOVA - FCSH summer school course, "Between the written and the lived: How to govern a medieval Portuguese city?" (25h), will take place between the 17th and 28th of July, at the following times:
- July 17, 19, 21, 24 and 26 from 2:00 pm to 3:30 pm; from 4:00 pm to 5:30 pm and from 6:00 pm to 7:30 pm
- July 28th from 2:00 pm to 4:30 pm
Course objectives:
- Acquire knowledge about the municipal institutions and officials of medieval Portuguese urban centres;
- Recognize the main concerns and strategies of municipal power in the governance of medieval Portuguese towns and cities;
- Identify the protagonists, spaces and mechanisms related to urban supply;
- Identify the protagonists, spaces and mechanisms linked to the defense of urban health and peace;
- Master methodologies for selection and analysis of medieval sources that enable the student to pursue more in-depth studies on this period or to prepare didactic materials for the school public.
Program and other useful information here.
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