Escola de VerĂ£o: Entre o escrito e o vivido: Como governar uma cidade medieval portuguesa?
17 a 28 de julho | Modalidade e-learning

 

 

[PT]

Leccionado pelos Professores Doutores Gonçalo Miguel da Silva e Filipa Roldão, o curso da escola de verão da NOVA - FCSH"Entre o escrito e o vivido: Como governar uma cidade medieval portuguesa?" (25h), decorrerá entre os dias 17 e 28 de julho, nos seguintes horários:

  • dias 17,19,21,24 e 26 de julho das 14h00 às 15h30; das 16h00 às 17:30 e das 18h00 às 19h30
  • dia 28 de julho das 14h00 às 16h30

Objetivos do curso:

  • Adquirir conhecimento sobre as instituições e oficiais concelhios dos núcleos urbanos medievais portugueses;

  • Reconhecer as principais preocupações e estratégias do poder concelhio na governação das vilas e cidades medievais portuguesas medievais;

  • Identificar os protagonistas, espaços e mecanismos relacionados com o abastecimento urbano;

  • Identificar os protagonistas, espaços e mecanismos ligados à defesa da saúde e paz urbana;

  • Dominar metodologias de seleção e análise de fontes medievais que habilitem o estudante a prosseguir estudos mais aprofundados sobre este período ou a preparar materiais didáticos para o público escolar.

Programa e outras informações úteis aqui.

[EN]

Taught by Professors Gonçalo Miguel da Silva and Filipa Roldão, the NOVA - FCSH summer school course, "Between the written and the lived: How to govern a medieval Portuguese city?" (25h), will take place between the 17th and 28th of July, at the following times:

  • July 17, 19, 21, 24 and 26 from 2:00 pm to 3:30 pm; from 4:00 pm to 5:30 pm and from 6:00 pm to 7:30 pm
  • July 28th from 2:00 pm to 4:30 pm

Course objectives:

  • Acquire knowledge about the municipal institutions and officials of medieval Portuguese urban centres;
  • Recognize the main concerns and strategies of municipal power in the governance of medieval Portuguese towns and cities;
  • Identify the protagonists, spaces and mechanisms related to urban supply;
  • Identify the protagonists, spaces and mechanisms linked to the defense of urban health and peace;
  • Master methodologies for selection and analysis of medieval sources that enable the student to pursue more in-depth studies on this period or to prepare didactic materials for the school public.

Program and other useful information here.