Missão/Orgânica Colóquios/Conferências Investigação Formação
    Entrada > Apresentação > Prémios e distinções sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
 
Missão
Direcção
Comissão científica
Assembleia geral
Grupos de investigação
Medievalista online
Investigadores
CCE de Acompanhamento
Prémios e distinções
IEM - Factos & Números


Flag Counter

A qualidade do trabalho científico dos investigadores do IEM tem sido reconhecida não apenas através de prémios e distinções mas também da participação em organismos científicos nacionais e internacionais.

 

Ana Cláudia Silveira

  • 2016 - Prémio de História Alberto Sampaio, atribuído ao trabalho "Lavrar o Mar: a dinâmica da produção de sal em Setúbal no contexto dos salgados portugueses. Etapas de uma afirmação internacional".

 

André Evangelista Marques

  • 2016 - Prémio A. de Almeida Fernandes, atribuído à obra Da representação documental à materialidade do espaço. Território da diocese de Braga (sécs. IX-XI), Porto, Edições Afrontamento/CITCEM, 2014.

 

Bernardo Vasconcelos Sousa

  • 2011 - Menção Honrosa do Prémio A. de Almeida Fernandes, instituído pelas Câmaras Municipais de Lamego e Ponte do Lima para a obra História da Vida Privada em Portugal – A Idade Média (dir. de José Mattoso e coord. de BVS).
  • 2009 - Prémio D. Dinis, instituído pela Fundação da Casa de Mateus para a obra História de Portugal (com Rui Ramos e Nuno Gonçalo Monteiro).
  • 2006 - Prémio A. de Almeida Fernandes, instituído pela Fundação Mariana Seixas, de Viseu para o trabalho Ordens Religiosas em Portugal. Das Origens a Trento – Guia Histórico (com Maria Filomena Andrade, Isabel de Castro Pina e Maria Leonor Ferraz de Oliveira Silva Santos).
  • 2002 - Prémio Júlio de Melo Fogaça, instituído no âmbito da Academia das Ciências de Lisboa para o trabalho Os Pimentéis. Percursos de uma Linhagem da Nobreza Medieval Portuguesa (Séculos XIII-XIV).
  • 1988 - Prémio D. Josefina da Glória Pereira, instituído no âmbito da Academia Portuguesa da História, em 1988, para o trabalho A Propriedade das Albergarias de Évora nos Finais da Idade Média.

 

Maria Filomena Andrade

  • 2011 - Prémio A. de Almeida Fernandes atribuído à Tese de Doutoramento In Oboedientai, sine proprio, et in castitae, sub clausura - A Ordem de Santa Clara em Portugal (Sécs. XIII e XIV), apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
  • 1994 - Prémio Municipal “Augusto Vieira da Silva” de Investigação/94, atribuído pela Câmara Municipal de Lisboa à Dissertação de Mestrado O Mosteiro de Chelas: uma comunidade feminina na Baixa Idade Média. Património e Gestão, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, em 1994.

 

Miguel Martins

  • 2016 - Prémio Augusto Botelho da Costa Veiga, da Academia Portuguesa da História, atribuído à obra Guerreiros de Pedra. Castelos, Muralhas e Guerra de Cerco em Portugal na Idade Média, Lisboa, A Esfera dos Livros, 2016.
  • 2011 - Prémio Cunha Serra, da Academia Portuguesa da História, atribuído à obra As Cicatrizes da Guerra no Espaço Medieval Português (1250-1450) (co-autoria com João Gouveia Monteiro), Coimbra, Pallimage, 2010.
  • 2009 - Prémio Defesa Nacional-2009, atribuído pelo Ministério da Defesa - Comissão Portuguesa de História Militar, com o trabalho Para Bellum. Organização e Prática da Guerra em Portugal Durante a Idade Média (1245-1367).
  • 2008 - Segundo Prémio em Comunicación Libre em "Nájera – Encuentros Internacionales del Medievo – Alimentar las Ciudades", obtido com a comunicação Abastecer as cidades em contexto de guerra. Lisboa e o cerco de 1384.

<
> Ficha Técnica
> Termos de Utilização
> Inquérito de Satisfação
> Mapa do Sítio
IEM - Instituto de Estudos Medievais
Avenida de Berna, 26-C | 1069-061 Lisboa