Estudar e datar manuscritos iluminados
por Catarina Fernandes Barreira, 25 de Maio de 2016, às 17h00, na FCSH/NOVA. Entrada livre

Data: 25 de Maio, 2016
Horário: 17h00-19h00
Local: FCSH/NOVA, Edifício ID, Sala 2.21 (Piso 2)

Neste seminário serão abordadas algumas questões em torno do estudo de manuscritos iluminados, nomeadamente, a sua datação e a origem, através da análise de dois tipos diferentes de manuscritos, pertencentes à livraria do Mosteiro de Alcobaça. O primeiro caso centrar-se-á nos manuscritos litúrgicos, mais concretamente nos breviários; o segundo, em manuscritos de estudo ou “universitários”.

Catarina Fernandes Barreira
Doutorada em Ciências da Arte, pela Universidade de Lisboa, é, desde 2011, Investigadora Integrada do Instituto de Estudos Medievais (FCSH-UNOVA), onde, desde Janeiro de 2015, coordena o Grupo de Investigação Imagens, Textos e Representações. O seu campo de investigação actual desenrola-se em torno dos manuscritos iluminados da biblioteca da abadia de Alcobaça, nos séculos XIV e XV, no âmbito de um projecto de Pós-Doutoramento apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BPD/70067/2010).